segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Igreja Católica e o Casamento Homossexual

Já falei sobre este tema aqui e em mais alguns posts.

Mas há uma coisa que me chateia, e que eu vejo ser claramente posta em causa todos os dias.

( não, não é a família )
( não, não é a moralidade )
( não, não é a destruição de valores)

É, isso sim, o direito à felicidade, o direito à dignidade e o direito às escolhas livres.



Ora, como é que uma instituição, que proclama uma mensagem de amor ao próximo, vem negar a felicidade deste?



é algo que me assusta.




Ouvi, esta semana, argumentos já sobejamente conhecidos de todos nós.

- A família é entre um homem e uma mulher.
- A principal função da familia é a procriação. ( como se todos os casais heterossexuais tivessem filhos .)
- É imoral e condena a sociedade portuguesa.

- "A biblia diz claramente que isso é um pecado mortal"



Ora, ouvindo este último, fui pesquisar.

E de facto assim o é. Ora vejamos Levítico 18, 22.

"Não te deites com um homem como se fosse uma mulher: é uma abominação."


No entanto, o mesmo livro ensina como esquartejar um animal vivo, da forma mais desumana possível, e não vejo nenhum sacerdote a manchar o altar com sangue animal.

O mesmo livro diz que a menstruação é uma coisa hedionda, digna do próprio diabo, e no entanto, nunca ninguém me disse que iria para o inferno, ou que ficaria impura até à tarde.

O mesmo livro afirma que as mulheres devem ser submissas e pertencer aos homens, e no entanto, andamos à anos a lutar por direitos.

O mesmo livro diz que é proibido comer porco e coelho, e tanto quanto sei, nenhum membro da igreja católica está proibido de comer estes animais.



Logo, não poderiam, fazer um ligeiro update, numa igreja que penso, estar um pouco caducada?

____

Este tema ainda vai dar imenso que falar este ano, e penso que voltarei a falar sobre isto.

Bom, em jeito de final, e pegando nas palavras do padre mário de oliveira:

" Enquanto houver um homossexual excluído, não seremos verdadeira humanidade"




****

3 comentários:

Anónimo disse...

És uma hipócrita.....
Sou sobrinho de um padre.... e os teus conhecimentos religiosos deixam-me sem reacção á vida.....
Cria e recria..... é a arte de Deus

vates disse...

caro antónio duarte

não vejo o porquê, de me chamar hipócrita pelo post escrito.

Eu li a biblia. e tudo o que disse vem lá. conhecimentos religiosos? só por seres ( peço desculpa pelo abuso, mas o senhor começou) sobrinho de um padre, isso significa possuir mais conhecimentos do que uma pobre laica como eu?

queria então que me explicasses, porque razãoeu sou hipócrita e porque os meus conhecimentos religios te deixam tão perplexo.

os mais sinceros cumprimentos.

Refugee disse...

uma boa crítica, sem dúvida. Contudo não é nem a liberdade, nem a conquista da felicidade, que é um corolário da liberdade que está em causa: Mas sim o reconhecimento colectivo, porque no fundo é isso que o casamentro é, um acto formal de reconhecimento que concede direitos. Por isso a única questão de fundo é a ogualdade. Um direito inalienável e que Thomas Jefferson se esqueceu de incluir na Declaração de Independência dos EUA.
Outro argumento forte contra a Igreja que podemos invocar é o facto de se tratar do casamento civil e não o casamento religioso. Por isso a Igreja enquanto instituição deve conter-se e, se calhar, nem devia poder exprimir-se. Porque a falta de instrução e uma certa ausência forte de laicismo no nosso pais leva a que a Igreja Católica proiba certas alterações à lei. A Igreja se quiser, que não permita o casamento religioso entre homossexuais, agora não se deve pronunciar sobre o casamento civil.